Formalizada integração da AEP e AICCOPN no Instituto de Arbitragem Comercial

No passado dia 18 de março, foi formalizada a integração dos centros de arbitragem da Associação Empresarial de Portugal (AEP) e da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) no Instituto de Arbitragem Comercial, entidade fundada em 1989 e que, até aqui, tinha a Associação Comercial do Porto como única entidade associada.

Este foi o passo que faltava para a concretização do protocolo entre as três associações empresariais portuenses, celebrado em 2022, com vista à concentração dos respetivos serviços de arbitragem e mediação de conflitos económicos. O objetivo deste acordo passa por criar um centro comum de arbitragem, com maior expressão e capacidades técnicas, logísticas e humanas reforçadas.

O ato formal da assinatura teve lugar na sede da AEP, com a presença do respetivo presidente, Luís Miguel Ribeiro, assim como dos presidentes da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho; e da AICCOPN, Manuel Reis Campos; além dos membros eleitos para os novos órgãos sociais do Instituto de Arbitragem Comercial (IAC).

Sobre a arbitragem comercial
A arbitragem comercial é um recurso extrajudicial, mas jurisdicional, de carácter voluntário, que visa dirimir litígios de natureza económica, de natureza pública, privada, nacional ou internacional. É vista como a alternativa mais eficaz aos tribunais comuns, pela sua celeridade dos processos, especialização técnica e menor grau de litigiosidade. Para mais informações sobre os serviços de arbitragem do IAC, use os seguintes contactos: [email protected] / 223 399 033.